Reserva Biológica do Gurupi

Resolvidos os problemas da “Valente”, seguimos para a Reserva Biológica do Gurupi, já na amazônia maranhense. Para acessar a base norte da reserva tivemos que seguir pelo Pará para posteriormente atravessar a fronteira e voltar ao Maranhão. No caminho a espectativa era grande, afinal, estaríamos na única reserva biológica do estado, de importância imesuarável. Já…

Formosa da Serra Negra – MA

Como vem acontecendo em todos os municípios em que passamos, em Formosa da Serra Negra não poderia ser diferente. O apoio da prefeitura através da secretaria de turismo e da secretaria de desenvolvimento humano foi essencial para o desenvolvimento do nosso projeto. A informação é algo bastante difícil em todo o território do Maranhão. A…

Fortaleza dos Nogueiras – MA

            Em Fortaleza dos Nogueiras tínhamos apenas uma certeza do que iríamos buscar: A Cachoeira do Macapá, a mais alta do estado do Maranhão. Segundo a secretaria de turismo de Fortaleza dos Nogueiras, a Cachoeira do Macapá tem cerca de 90 metros de queda d’água.             Em 2017 quando viemos do Jalapão, passando por Alto…

Tasso Fragoso – MA

Seguir é necessário. Novamente percorrer pela MA 006, ou o que sobrou dela. O cansaço físico já estava sendo mais presente. Quando da elaboração e planejamento do projeto pensamos que não seria necessário um dia para descanso. Que descansaríamos na estrada mesmo, ou seja, guiando. Pior coisa que fizemos. Tínhamos uma data fixa que era…

Alto Parnaíba – MA

Partindo de Riachão, percorremos por 301 quilômetros até Alto Parnaíba pela MA 006. Este trajeto é um verdadeiro desafio. Uma rodovia, se é que se pode nomear assim, totalmente abandonada pelo governo estadual, há anos. Perigosa e totalmente esburacada. Melhor seria se arrancassem de uma vez os resquicios do que um dia foi asfalto. Aquele…

Riachão – MA

Seguindo nossa jornada fomos para Riachão. Na cidade fomos recepccionados por Joamar, da Agência Chapadão Adventure (99) 99649-1297 numa parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo (Secretário Beto Kellner). Joamar, num primeiro contato nos apontou as rotas que faríamos já na manhã seguinte. Como sempre, logo cedo partimos para nossa aventura…

Carolina – MA

Partindo de Penalva percorremos 743,6km, numa viagem de 12 horas, em direção a Carolina – Capada das Mesas. Chegamos em Carolina no início da noite. Bem recepcionados no New Center Hotel, bem no centro da cidade,tratamos logo tirar as tralhas da Valente e nos ajeitar nas acomodações do hotel que em parceria com a Prefeitura…

Baixada Maranhense

A Baixada Maranhense tem quase 18 mil km². É uma imensa planície inundada no norte do estado, onde o vai e vem das águas muda a paisagem dia após dia e a natureza brota entre rios e lagos. A região representa o maior conjunto de bacias lacustres do Nordeste. Por toda essa riqueza natural, a…

Santo Amaro do Maranhão – MA

Foi em 2011 quando tivemos a oportunidade de conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Na época, como a maioria das pessoas, pensávamos que era “logo ali” junto a Ilha de São Luís, mas para nossa surpresa, não é não. Fica a mais ou menos 300 quilômetros da Ilha do Amor. Naquela oportunidade fomos para…

O início

Nossa jornada teve início numa manhã fria e nublada de domingo, 22 de julho. Saímos da cidade de Mafra, em Santa Catarina. Cruzando o estado do Paraná nosso primeiro destino, como de costume, foi Duartina no centro do estado de São Paulo. É a nossa principal parada (casa da avós de Evandro: Antônia e Carmem,…